Eu ia escrever sobre outra coisa hoje, mas fica para amanhã. Hoje quero comentar um spam recebido por meu colega Ismaga (não é seu verdadeiro nome).
Começa dizendo que é intimação. Neste país de otoridades e abusos, intimação assusta qualquer um. Aí, o remetente se identifica como "Procuradoria Regional da Justiça".
Vamos analisar:
1 - Se é de Justiça, já é estadual, então nunca teria o nome de "Regional".
2 - "Da" Justiça não: "de" Justiça. O idiota que escreveu não sabe a diferença, pra ele é tudo Justiça, Poder Judiciário, otoridade. Mas Ministério Público nunca é "da" Justiça. Só pra você saber: a justiça do nome das procuradorias não é o Poder Judiciário ("a" Justiça), mas o valor moral, sem artigo. Procurador = pro curador, ou seja, alguém a favor de tomar os cuidados com. Eles cuidam da justiça, é o que diz o nome.
Em outras versões, o texto diz que é do "Ministério Público da Justiça" -- órgão que, aliás, NÃO EXISTE.
O texto prossegue, dizendo ser do Ministério Público do Trabalho e exigindo seu comparecimento a depor em Brasília.
Continuemos:
3 - Ministério Público estadual ou do Trabalho? Se é Procuradoria de Justiça, é estadual.
4 - Brasília??? Mas a Procuradoria era Regional. E como é que Ismaga, estando no Rio, seria chamado a depor em Brasília? Pra isso eles mandam carta precatória, e o procurador daqui é que te ouve, não o de lá.
Diz o email que tem fundamento nos artigos 137 e 119, VI, da Constituição federal.
Prossigamos:
5 - O artigo 137 versa sobre estado de sítio. BASTA OLHAR. Será que o Ministério Público quer ouvir Ismaga antes de pedir ao presidente da República que decrete estado de sítio?
6 - O artigo 119 versa sobre Justiça Eleitoral, não do Trabalho. E não tem inciso VI; pára no II.
Finalmente, quando o assunto é sério, o Poder Público NUNCA manda email. É sempre pelo correio ou até pessoalmente. Pela simples razão de que a mentalidade ainda é a do papel.
Claro que termina dizendo "clique aqui".
E tem também aqueles emails onde um banco supostamente ameaça tirar seu acesso à Internet (sim, isso mesmo: você vai ser desconectado), todos escritos em miguxês. Essa é uma fraude primária, em que já não cai uma criança de três anos. Ainda mais que, quando você desliza o mouse em cima do "clique aqui", aparece o endereçamento real: saites obscuros e escusos de roubo de senha. Normalmente eu recebo esses de bancos onde não tenho conta, então estou ca*ando se eles tirarem meu Internet banking.
Se alguém ainda cai, e depois tem sua senha roubada, sinceramente, eu acho que é BEM FEITO. Bem feito pela preguiça de pensar, pela ignorância voluntária, por achar que comparecimentos a audiências se resolvem com um mero clique -- preguiça de ir até lá também --, por serem analfabetos no uso da Internet, que não é para crianças.
Recém-lidas:
Action Comics #23 (abril de 1940), primeira história;
Green Lantern #16 (outubro de 1962).
EOF
29 dezembro 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Concordo com voce se o pato, digo, a vitima, for menor de 30 anos. Merece se ferrar por ser burro. Mas o povo um pouco mais velho fica confuso e assustado com esses mails, e com toda a razao. Minha mae e meu pai tem (com acento) um bom conhecimento de internet e tal, mas eles tem (com acento de novo) mais de 50 anos, e nao se pode exigir que sejam tao safos assim.
Por via das duvidas, na familia a orientacao eh nunca clicar em nada, e se estiverem em duvida perguntem para um dos filhos.
O mesmo acontece com aqueles golpes de telefone. Minha vo, com mais de 80 anos e ja meio bilo das ideias (agora sem acento), caiu em um desses, e eh impossivel fazer ela entender do que se trata, como agir e tal. Se ligarem de novo, ela vai cair de novo. Sorte que ela nao sabe os celulares de cor.
Baxt, eu estava aqui mostrando seu comentário prà Digníssima e olha só do que nos demos conta: a inversão de valores. Os PAIS orientados a perguntar aos FILHOS. E é isso mesmo: comigo é a mesma coisa. O Alexandre Maron tem razão naquele post sobre como os nerds conquistaram o mundo. Bem, não era exatamente o que ele dizia, mas o contexto é. Nós, geração-de-trinta, dominamos os meios de comunicação da Nova Ordem Mundial. Nós somos os safos.
Brrr.
Postar um comentário