21 dezembro 2007

Você entuba

O YouTube realmente é uma tremenda máquina de marketing viral. Uma pessoa indica um vídeo a outra, que indica a outra, e em poucos dias milhares já assistiram. Hoje, indico cinco vídeos para você.

1. Dambusters à la Star Wars
Um dos episódios bastante documentados e conhecidos da II Guerra Mundial foi o ataque às represas do Ruhr. O Engenheiro Barnes Wallis, idolatrado pelos ingleses, concebeu uma bomba que seria capaz de destruir os paredões de concreto dessas represas alemãs, desse modo interrompendo o fornecimento de energia hidrelétrica das aciarias e fábricas da região. A Real Força Aérea criou o Esquadrão 617 “Dambusters” especialmente para essa missão, adaptando vários bombardeiros Lancaster Mk I e incumbindo Guy Gibson do comando dessa tarefa secreta, arriscada e considerada importante.

Um dos inconvenientes da bomba é que, para um lançamento de sucesso, a aeronave tinha que vir voando baixo e reto sobre a represa e sob o fogo da antiaérea. O ponto de liberação tinha que ser exato e podia ser encontrado pelo bombardeador através de uma mira rudimentar e de um par de holofotes, apontados da barriga do avião para a água, que, se formassem o desenho de um oito, indicavam a altura correta.

A missão foi um sucesso e levou à criação do filme The Dam Busters, que, em 1954, pretendeu reproduzir os eventos com a maior fidelidade possível. O filme é um clássico de guerra. Na semana passada, descobri que foi no clímax do filme que Jorge Lucas se baseou para criar a igualmente clássica cena do ataque rebelde à Estrela da Morte no primeiro Star Wars. Ao que consta, até os diálogos são iguais, e isso explica por que um X-wing tinha que vir de cada vez e demorar a fazer pontaria para dar seu único tiro.

A propósito, The Dam Busters é o filme em preto e branco a que o personagem Pink Floyd está assistindo ao longo de The Wall, de 1982.

Então, juntando as cenas do filme original com a trilha de som de Star Wars, um fã criou isto.

2. Outro criou isto.

3. Star Trekking Across the Universe -- esse vídeo era muito popular no início dos anos 90, mas assista por sua conta e risco.

4. Aqui, o que acontece quando a Enterprise-D enfrenta a mesma Estrela da Morte.

5. E, por último, Jesus Christ -- the Musical.

Nenhum comentário: