29 agosto 2006

1, 2, 3... Está ligado? Isto está ligado?

Saudações.

Esta é minha quarta tentativa de iniciar um blog em cerca de cinco anos. As duas principais razões que me impediram, e largamente ainda me impedem, são estas.

1. Temor quanto a violação de direitos autorais
Certa vez, um grupo de pessoas pegou um texto meu que eu pusera na Internet (uma cronologia de Jornada nas Estrelas). Passaram meu nome lá para o final, como parte da "bibliografia consultada", e republicaram como se fosse próprio. Isso me deixou furioso mas, pior, fez de mim gato escaldado. Agora, texto meu só vai para tela alheia depois de registrado na Fundação Biblioteca Nacional. Este blog é minha quarta tentativa de me libertar desse paradigma, que, no final, acaba me prendendo também.

2. Prioridades alhures
Tenho que estudar. Também tenho que trabalhar. Em terceiro lugar, a Internet NÃO é minha primeira opção de lazer. O tempo da vida é escasso, tem que ser priorizado, e blog é coisa de desocupado.

De brinde, duas razões adicionais para eu não querer um blog:

3. Ruído
A Internet já está cheia de pessoas inteligentíssimas, com opiniões brilhantes, pontos de vista originais, percepções inusitadas, sacadas geniais e criatividade galopante. Mais um vai ser só mais um. Não estou a fim de entrar na máquina de moer carne.

4. Infreqüência
Em face da razão número 2, vocês podem imaginar com que freqüência eu pretenda vir aqui. Então, não frustremos o improvável Leitor interessado.